segunda-feira, 22 de novembro de 2010

sábado, 20 de novembro de 2010

Semana da Paz - 18 de Novembro

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

            O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
            A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
         Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
        Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
         O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vamos entrar nesta GUERRA???

O QUE É A DENGUE?

A dengue é uma das mais importantes viroses (doenças causadas por vírus). Nos países de clima tropical, as condições do meio-ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, seu principal transmissor.

Causador e transmissor:
O causador da dengue é um vírus, mas seus transmissores – chamados tecnicamente de vetores – são mosquitos do gênero aedes, popularmente conhecidos como pernilongo da dengue. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento: - É escuro e rajado de branco; - É menor que um pernilongo comum; - Pica durante o dia; - Desenvolve-se em água parada e limpa; O MOSQUITO JÁ ESTÁ SE ACOSTUMANDO A ÁGUA SUJA TAMBÉM. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para uma pessoa sadia, nem através da água ou alimento. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Período de incubaçãoVaria de 3 a 15 dias após a picada pelo mosquito, sendo, em média, de 5 a 6 dias.

Sintomas:
Os sintomas da dengue são:
- Dor de cabeça e nos olhos;
- Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
- Dor nos músculos e nas juntas;
- Manchas avermelhadas por todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento:
A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, sempre com indicação do médico. Para quem já teve dengue uma vez, o cuidado deve ser redobrado. Em uma segunda contaminação, as chances são maiores de a doença evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser mortal.

A pessoa com dengue não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo, aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Eles podem facilitar o sangramento. Como a doença causa muita dor no corpo, em geral, as pessoas procuram analgésicos. É importante para o doente evitar antiinflamatórios, pois facilitam o sangramento.

Como evitar a doença:
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os “criadouros” (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:
- Garrafas;
- Pneus;
- Pratos de vasos de plantas e xaxim;
- Bacias;
- Copinhos descartáveis.

Também não se esqueça de tampar:
- Caixas d’água;
- Cisternas;
- Tambores;
- Poços;
- Outros depósitos de água.

Vamos aprender Ler?

Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com idéias próximas das suas, nas conversas com amigos. Como costuma dizer a consultora pedagógica de Nova Escola, Regina Scarpa, “é nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido”, conhecer outras épocas e outros lugares – e, com eles, abrir a cabeça. Por isso, incentivar a formação de leitores é não apenas fundamental no mundo globalizado em que vivemos. É trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e o respeito à diversidade.

Cotidiano no AVR


                       Debate sociológico








      Sala dos professores, eles também merecem   um   descanso, não?!     >/


                      sem comentários! O_O
             mas óia que povo bunito Gente!!!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ultimas Notícias do ENEM...

             Após tantos transtornos do Enem 2010 que foi realizado nos dias 06 e 07 de novembro, o ministro da educação Fernando Haddad, defendeu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que realiza censo de 60 milhões de jovens por ano, e faz avaliação de mais de 600 mil escolas.
Haddad alegou que ouve sim falha, mas que elas estão sendo apuradas, com o objetivo de resolver esta falha e fazer com que o menor número possível de alunos seja prejudicado.
O Enem é o passaporte para ganhar descontos em muitas universidades particulares, e em 2009 se tornou processo de seleção de primeira fase para algumas universidades estaduais. Com toda esta confusão de 2010 é possível que alguns alunos possam perder suas bolsas, ou até mesmo uma vaga para ingressar no ensino superior.
Segundo a gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas do Enem, que encaminhou na segunda-feira (8) uma nota ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) explicando que a manutenção do sigilo de conteúdo das provas impedia que elas fossem revisadas após a impressão, esse foi o motivo que levou o lote de 21 mil cadernos de provas amarelos a apresentarem erros na montagem.
O reitor da UFF, Roberto Salles, considera improvável que um erro em prova aplicada á 3,4 milhões de estudantes seja obra do acaso.
Através do site www.enem.inep.gov.br os alunos podem conferir seus gabaritos, dos dias 6 e 7 de novembro, e acessar o requerimento para a correção de acordo com o cabeçalho do cartão de respostas das provas aplicadas no sábado dia 6 de novembro.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Geração Bomba!!

O desejo por um corpo sarado, aumento da força e definição rápida leva as pessoas a procurar cada vez mais novas maneiras de alcançar essa conquista, em muitos casos sem se preocupar se estão colocando em xeque suas vidas. Uma maneira de alcançar tais objetivos da forma mais rápida possível são os esteróides anabolizantes, a famosa "bomba". Barata e facilmente encontrada em farmácias, é uma febre entre frequentadores de academias. A questão é que o culto ao corpo faz com que as pessoas que fazem uso deste artifício não se preocupem com os efeitos colarerais, colocando em risco suas vidas ou expondo-as a problemas às vezes irreversíveis.
"Eu fiquei muito agressivo, tinha muita dor de cabeça, insônia, surgiram muitos pêlos, tinha problemas na hora do sexo, como ejaculação precoce e várias outras coisas", conta um atendente de 21 anos entrevistado pela reportagem. Além desses problemas, ele teve um abcesso no braço esquerdo, no local onde fezuma aplicação de óleo mineral diretamente no músculo (bíceps). Há pouco mais de dois anos sem fazer uso de anabolizantes, as consequências do abuso da bomba ainda se fazem presentes em sua vida. No terreno baldio localizado vizinho à sua casa, as seringas que ele usava para fazer aplicação de anabolizantes junto com seus amigos se amontoam. Somam-se à elas, embalagens de farmácias e ampolas.

O jovem começou a usar bomba por influência dos amigos que malhavam na mesma academia de musculação. Assim como ele, a maioria dos jovens começa a fazer uso da bomba por influência de colegas de academia, como explica o personal trainer Jailton Castro. Além do perigo do uso do anabolizante em si, entra em jogo mais uma questão grave de saúde pública: o risco de contaminação de vírus como o HIV. "Às vezes eles usam as mesmas seringas e isso pode representar um risco enorme na transmissão de doenças", ressalta Jailton.

Para o profissional, os jovens que estão preocupados em se desenvolver fisicamente não querem saber dos riscos à saúde, ou pelo menos os ignoram. "É muito difícil combater o uso da bomba", afirma Jailton. Ele explica que, a curto prazo, os efeitos são satisfatórios para quem usa, criando uma alienação e elevação da auto-estima. "O cara começa a usar e quando se vê no espelho pensa: 'em tão pouco tempo eu já cresci isso tudo. Olha como eu estou bem, olha como estou mais forte, olha como estou mais bonito'". O problema é que quando a ficha cai, pode ser tarde demais, lembra ele.

Jailton lembra que certa vez foi procurado por um jovem de 17 anos que pediu-lhe indicações de bomba. Para testar até onde a tolice do garoto ia, o profissional receitou-lhe bater os anabolizantes com fermento e vidro no liquidificador, para obter melhores resultados. O adolescente topou. Jailton conseguiu, assim, abrir os olhos do jovem - lembrando-o de que ele tinha até topado comer vidro para ficar mais forte - antes que o rapaz prejudicasse a saúde.

Dependência:
O jovem entrevistado pela reportagem do DN conta que apesar de seu exemplo e de um amigo que, segundo ele, teve problemas psicológicos devido ao uso prolongado, outros amigos continuaram usando bomba. "Não é questão de saber tomar", reforça o personal trainer Jailton Castro. O personal esclarece que os jovens criam esse tabu de que conseguem administrar os efeitos, mas segundo ele não é bem assim. "Se torna uma droga como outra qualquer. O jovem acha que sabe usar, mas acaba virando dependente", afirma.

Perigos do uso
Efeitos colaterais:
Oleosidade na pele, acne, alterações das taxas de colesterol, arritmia cardíaca, comportamento agressivo, alterações de humor, problemas no fígado, aumento no surgimento de pêlos, aumento da pressão arterial, problemas relacionados ao sexo, surgimento de câncer, abcessos no local da aplicação (por seringa), crosta envolta do músculo, deformações.

- Característicos aos homens:
Impotência sexual, perda da libido, atrofia dos testículos, diminuição na produção de espermatozóides, desenvolvimento das mamas e ejaculação precoce.

- Característicos às mulheres:
Crescimento exagerado do clitóris, redução no tamanho das mamas, surgimento de pêlos e engrossamento da voz.

Cuidados para os pais:

* Procurar se inteirar sobre a formação acadêmica do profissional que orienta as atividades físicas na academia;
* Tentar manter um relacionamento com esse profissional para que se crie confiança por parte dos pais e haja um monitoramento sobre o rendimento e comportamentodo filho na academia;
* Conhecer o ambiente, ou seja, a academia em si;
* Conhecer os colegas de musculação dos filhos; Eles são a principal influência para o início do uso de anabolizantes.

Fonte: Jailton Castro - dnonline