Histórico do Colégio


              BREVE HISTÓRICO DO SURGIMENTO DO COLÉGIO


            O Colégio Estadual professor Antônio Valdir Roriz, foi fundado em 1949 com os nomes de: Escola Nominal Dr. Americano do Brasil, Ginásio e Escola Normal de Luziânia,Colégio Estadual de Luziânia e atualmente Colégio Estadual Profº Antônio Valdir Roriz em homenagem a um prof° de Matemática que  trabalhava na nesta escola na década 70, vários professores vinham da cidade  de Brasilia para ministrar aulas porque  o salário daquela época compensava a distância percorrida.
            Este colégio já funcionou nos prédios do Clube Recereativo e Cultural de Luziânia como escola particular, mudando para o prédio da Promoção Social mais tarde no Josué Meireles passando pelo Alceu de Araújo Roriz e finalmente instalado no prédio atual.
            Tivemos alunos que se destacaram no cenário polótico como: como Sônia Chaves, Joaquim Domingos, Célio da Silveira, Delfino Machado, Orlando Roriz, Valcenor Braz dentre outros.
             O Colégio comporta hoje 1792 alunos nos três turnos com Ensino Médio.
            A profªa Antônia, esposa do Juiz Dr. Renato, já foi respinsável por vários anos pelos desfiles do Colégio que eram destaque na cidade.

Bandeira do Colégio

               
                  Você conhece a História da nossa Bandeira?

          Pois saiba que esta tocha representa o fogo simbólico que passava por esta cidade e era recebido na escola, este foi o primeiro símbolo a representar nosso colégio, isso já no ano de 1949.

        
 Conheça um pouquinho da história da nossa cidade...

        O Município de Luziânia (antiga Santa Luzia) tem sua origem vinculada à mineração, que no século XVIII motivou muitos sertanistas ao desbravamento das terras centrais do Brasil.

        Deve-se ao paulistano Antônio Bueno de Azevedo a primeira penetração no território que constitui hoje o município de Luziânia quando em fins de 1746, acompanhado de amigos e inúmeros escravos, partiu, da localidade de Paracatu – MG, rumo ao noroeste, até alcançar as margens de um rio ao qual denominou São Bartolomeu, em homenagem ao santo do dia. Em dezembro daquele na, seguiu viagem rumo oeste, fixando residência no local a que a denominou Santa Luzia, em 13 de dezembro de 1746. A fundação do povoado prendeu-se à mineração de ouro existente na região, cuja extração intensificou-se a ponto de, em pouco tempo, contar com cerca de dez mil pessoas, inclusive escravos.

          Em 25 de março de 1747, tendo como oficiante o padre Luiz da Gama Mendonça, celebrou-se a primeira missa, a que assistiram mais de seis mil pessoas. A portaria de 30 de outubro de 1749 elevou Santa Luzia à categoria de Julgado. Por Alvará de 21 de dezembro de 1756, foi erigida a freguesia de natureza coletiva. A 06 de dezembro de 1758 foi então Santa Luzia elevada à categoria de Comarca Eclesiástica, sendo nomeado vigário o padre Domingos Ramos, em abril de 1758, a fim de que se fossem melhor exploradas as minas denominadas "Cruzeiro", iniciou-se a construção de célebre Rego Saia Velha, de 42 Km de extensão, feito por milhares de escravos, cuja construção durou dois anos ininterruptos e que, por ocasião de sua inauguração, registrou-se grande motim no arraial.

        A riqueza extraída dos solos da região de Santa Luzia era em grande parte transferida através de pesados tributos. À coroa portuguesa, contribuindo dessa jornada para a sua hegemonia política e econômico. Por outro lado, a parte que coube aos exploradores foi transferida ao centros urbanos maiores, como pagamento de bens e serviços, escassos na região. Assim sendo, pouco ficou na cidade de Luziânia, para atestar a sua condição de centro aurífero, na província de Goiás.

         Em fins de 1700 a mineração começou a declinar, assim, muitas famílias foram abandonando a arraial e se fixaram na zona rural, passando a dedicar-se à lavoura e a criação de gado. O arraial foi elevado a vila pela resolução do conselho do Governo, em 1º de abril de 1833, tendo sido instalado solenemente em 7 de abril do ano seguinte. Em 5 de outubro de 1867 a vila passou à categoria de Cidade. Por força do decreto-lei nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, Santa Luzia passou a denominar-se Luziânia. 


Informações do site:
 http://www.achetudoeregiao.com.br/GO/luziania/historia.htm 

Prefeitura Munipal

Igreja do Rosário, patrimônio da cidade

Vista Aérea da Cidade

Vista Aérea da Cidade