Proj. Música


COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO VALDIR RORIZ


Projeto Música na Escola

APRESENTAÇÃO


                 A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
A Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
                Baseando-se no conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, pretendemos inserir essa Arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa Arte da vida dos alunos.
                Sabendo que em nossa cidade a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado através desse “Projeto Música na Escola”, que será desenvolvido e Coordenado pelos professores das áreas de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.
Ressaltamos que esse Projeto vem reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento em outras discoiplinas, e têm demonstrado que a Arte da Música contribui para a criação de relacionamento sócio-cultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a Escola.
Acreditamos que com a inserção da Música no dia-a-dia da Escola e no cotidiano de nossa comunidade poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes.
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OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL


                     - Promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna (Fundação Carlos Gomes, 2009).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;

- Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;
- Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
- Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;
- Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso;
- Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente em nosso município e região.


JUSTIFICATIVA


              O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a Dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica.
               Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em outras localidades, que certamente podem ser adaptadas ao contexto local de cada escola, como é o caso da presente proposta.
               É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.
    Por este motivo, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Sabemos a prática da Música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola.
Com tudo isso, por intermédio do “Projeto Música na Escola” espera-se que o amor e apreço pela Música irradie de nossas Escolas para dentro da casa de cada aluno e para o dia-a-dia de nossa comunidade de modo geral, visando entre outras coisas a diminuição de tempo ocioso, contribuindo para a não inserção do aluno na marginalização, na violência, ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação.






AÇÕES A SEREM  DESENVOLVIDAS


                Esse “Projeto Música na Escola” será desenvolvido no Colégio Estadual Professor Antônio Valdir Roriz, por meio das disciplinas de Lingua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física,  especificamente  com enfoque em atividades práticas e lúdicas, e também por meio de trabalhos extra-classe.
O desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (três) Etapas distintas e seqüenciais. A primeira se refere a organização do projeto e distribuição de tarefas aos professores que trabalham esse tema na Escola, e contará com o envolvimento de todos os demais servidores da unidade escolar.
Assim, posteriormente ocorrerá a 2ª Etapa, quando a Música será trabalhada em todas as turmas da escola. Essas duas primeiras Etapas servirão de encaminhamento para a realização do Projeto. Haverá seleção das letras das músicas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.
Por fim, após o andamento dessa parte inicial ocorrerá a 3ª Etapa que será a apresentação do projeto em si com a apresentação das músicas trabalhadas pelos alunos.


 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA ESCOLA


                 Esse Projeto estará focado na Música com enfoque bastante amplo, através de atividades em classe e extra-classe, sendo que nas aulas serão trabalhados conteúdos integrantes do currículo escolar, enfatizando os temas transversais: cidadania, ética, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, meio ambiente, vida familiar e social, sempre com ênfase na prática e de atividades lúdicas.



RECURSOS UTILIZADOS


                Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros.

                 Informamos ainda que o item recursos humanos se refere apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade escolar  que estará sendo atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Escola, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente

RECURSOS HUMANOS

- Direção  Escolar;
- Equipe pedagógica da Escola;
- Equipe administrativa da Escola
- Professores de todas as disciplinas


RECURSOS MATERIAIS


- Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta plásatica de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.;

- Aparelho de Data Show e computador portátil;

- Equipamento de som, com caixas e microfone;

- Aparelho de DVD e televisor tela plana.



 RESULTADOS ESPERADOS


Por meio desse “Projeto Música na Escola” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como:

               - Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolvam no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos;

               -  Elevação do índice no aprendizado em sala de aula;

- Espera-se também que ocorra motivação direta na produção artística e musical de nossa escola.


AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS


                  A avaliação do “Projeto Música na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da Unidade Escolar, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.
Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.


                 Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Música na Escola” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.
               

CRONOGRAMA

Descrição das atividades:

1ª – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais;
2ª – Distribuição de tarefas e escolha de músicas a serem trabalhadas pelas turmas e atividades do Projeto na Escola;
3ª – Realização do Projeto e Avaliação.


BIBLIOGRAFIA

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GOMES, SANDRO. 2008. Projeto Música na Escola. Disponível em: http://www.flogao.com.br/coralnaescola/foto/217/122086407

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SARNEY, ROSEANA. 2006. Projeto de Lei do Senado nº. 330, de 14 de dezembro de 2006. Altera a Lei nº 9.394, de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da
http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/index2.htm

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Música. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica