COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO VALDIR RORIZ
Projeto Música na Escola
APRESENTAÇÃO
A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
A Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
Baseando-se no conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, pretendemos inserir essa Arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa Arte da vida dos alunos.
Sabendo que em nossa cidade a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado através desse “Projeto Música na Escola”, que será desenvolvido e Coordenado pelos professores das áreas de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.
Baseando-se no conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, pretendemos inserir essa Arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa Arte da vida dos alunos.
Sabendo que em nossa cidade a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado através desse “Projeto Música na Escola”, que será desenvolvido e Coordenado pelos professores das áreas de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.
Ressaltamos que esse Projeto vem reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento em outras discoiplinas, e têm demonstrado que a Arte da Música contribui para a criação de relacionamento sócio-cultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a Escola.
Acreditamos que com a inserção da Música no dia-a-dia da Escola e no cotidiano de nossa comunidade poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes.
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OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
OBJETIVO GERAL
- Promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna (Fundação Carlos Gomes, 2009).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
- Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;
- Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
- Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;
- Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;
- Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso;
- Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente em nosso município e região.
- Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente em nosso município e região.
JUSTIFICATIVA
O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a Dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica.
Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em outras localidades, que certamente podem ser adaptadas ao contexto local de cada escola, como é o caso da presente proposta.
É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.
É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.
Por este motivo, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Sabemos a prática da Música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola.
Com tudo isso, por intermédio do “Projeto Música na Escola” espera-se que o amor e apreço pela Música irradie de nossas Escolas para dentro da casa de cada aluno e para o dia-a-dia de nossa comunidade de modo geral, visando entre outras coisas a diminuição de tempo ocioso, contribuindo para a não inserção do aluno na marginalização, na violência, ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação.
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
Esse “Projeto Música na Escola” será desenvolvido no Colégio Estadual Professor Antônio Valdir Roriz, por meio das disciplinas de Lingua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, especificamente com enfoque em atividades práticas e lúdicas, e também por meio de trabalhos extra-classe.
O desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (três) Etapas distintas e seqüenciais. A primeira se refere a organização do projeto e distribuição de tarefas aos professores que trabalham esse tema na Escola, e contará com o envolvimento de todos os demais servidores da unidade escolar.
Assim, posteriormente ocorrerá a 2ª Etapa, quando a Música será trabalhada em todas as turmas da escola. Essas duas primeiras Etapas servirão de encaminhamento para a realização do Projeto. Haverá seleção das letras das músicas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.
Por fim, após o andamento dessa parte inicial ocorrerá a 3ª Etapa que será a apresentação do projeto em si com a apresentação das músicas trabalhadas pelos alunos.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA ESCOLA
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA ESCOLA
Esse Projeto estará focado na Música com enfoque bastante amplo, através de atividades em classe e extra-classe, sendo que nas aulas serão trabalhados conteúdos integrantes do currículo escolar, enfatizando os temas transversais: cidadania, ética, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, meio ambiente, vida familiar e social, sempre com ênfase na prática e de atividades lúdicas.
RECURSOS UTILIZADOS
Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros.
Informamos ainda que o item recursos humanos se refere apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade escolar que estará sendo atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Escola, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente
RECURSOS HUMANOS
- Direção Escolar;
- Equipe pedagógica da Escola;
- Equipe administrativa da Escola
- Professores de todas as disciplinas
- Equipe administrativa da Escola
- Professores de todas as disciplinas
RECURSOS MATERIAIS
- Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta plásatica de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.;
- Aparelho de Data Show e computador portátil;
- Equipamento de som, com caixas e microfone;
- Aparelho de DVD e televisor tela plana.
RESULTADOS ESPERADOS
Por meio desse “Projeto Música na Escola” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como:
- Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolvam no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos;
- Elevação do índice no aprendizado em sala de aula;
- Espera-se também que ocorra motivação direta na produção artística e musical de nossa escola.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
A avaliação do “Projeto Música na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da Unidade Escolar, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.
Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.
Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Música na Escola” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.
CRONOGRAMA
Descrição das atividades:
1ª – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais;
2ª – Distribuição de tarefas e escolha de músicas a serem trabalhadas pelas turmas e atividades do Projeto na Escola;
3ª – Realização do Projeto e Avaliação.
BIBLIOGRAFIA
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SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1112201
SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Cinema na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1557772
SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494
SARNEY, ROSEANA. 2006. Projeto de Lei do Senado nº. 330, de 14 de dezembro de 2006. Altera a Lei nº 9.394, de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da
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WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2009. Música. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica
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