Proj. Meio Ambiente


Área: Interdisciplinar (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Educação Religiosa, Ética e Pluralidade Cultural).
Tema: Protegendo o Meio Ambiente

I - JUSTIFICATIVA:

Ao observar que os alunos se interessam muito por tudo aquilo que está diretamente ligado a eles, esperamos  através deste tentar levar os alunos à uma maior sensibilização quanto os recursos naturais, bem como a preservação do Meio Ambiente. Através deste projeto eles terão possibilidade de ampliarem seus conhecimentos, enriquecendo–os e construindo um novo aprendizado além de uma nova consciência.
Como este projeto abrangerá todas as disciplinas e também alguns temas transversais de forma lúdica, esperamos que ele proporcione uma aprendizagem prazerosa.

II - PROBLEMATIZAÇÃO
Os alunos sabem definir com precisão o que é Meio Ambiente? Têm atitudes de preservação para com o mesmo?

III - OBJETIVOS
·        Sensibilizar a todos, levando-os a adquirirem novos hábitos tato de preservação quanto de melhor utilização do Meio Ambiente.
·        Atuar para que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade;


·        Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários
e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia da matéria prima;
·        Produzir textos diversos;
·        Realizar pesquisas, debates e exposições;
·        Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·        Interpretar textos diversificados;

IV - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Língua Portuguesa:
·        Jornal falado;
·        Produção e interpretação de textos;

Matemática:
·        Situações problemas envolvendo embalagens de produtos;
·        Construção de gráficos sobre preferências dos lanches servidos na escola, quais são industrializados e quais são naturais;
Ciências:
·        Animais ameaçados de extinção;
·        Ecossistemas ameaçados;
Geografia:
·        Desmatamento:
História :
·        Dia do meio Ambiente;

Educação Artística:
·        Confecção de um livro sobre animais com material reciclado;
Temas Transversais:
·        Educação Ambiental;
·        Ética e Cidadania.

V – PROCEDIMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS
·        Música: Amigo Planeta (Ciranda Cirandinha);
·        Confecção de fantoches com sucatas;
·        Peças teatrais;
·        Confecção de livros, brinquedos, etc;
·        Leitura e interpretação de textos diversos;
·        Pesquisas sobre vários temas;
·        Reciclagem de papel;
·        Produção de textos;
·        Relax Ecológico;
·        Cantinho da Natureza na sala de aula;
·        Campanha da coleta seletiva de lixo;
·        Aula expositiva;
·        Televisão e vídeo;
·        Atividades diversas;
·        Dinâmicas;
·        Jogos recreativos;



VI -  CULMINÂNCIA

                   Exposição do livro, brinquedos e dos trabalhos confeccionados pelos alunos durante a realização do projeto, após o desenvolvimento do projeto, e dramatização da peça teatral Perigo na Floresta.


VII – AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados gradativamente no percurso do projeto. A medida que os conteúdos forem introduzidos  quanto o seu desempenho e participação no mesmo, tanto individual como em grupo.

VIII – BIBLIOGRAFIA
PCNs de todas as matérias;
PINTO, Gerusa Rodrigues e Frances Rodrigues Pinto
Dia-a-dia do Professor - Datas comemorativas, Projetos e Murais.

RADESPIEL,Maria -Alfabetização sem Segredos – Eventos Escolares / Maria Radespiel.
Contagem, MG. Editora IEMAR, 1999.