Área: Interdisciplinar (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Educação Religiosa, Ética e Pluralidade Cultural).
Tema: Protegendo o Meio Ambiente
I - JUSTIFICATIVA:
Ao observar que os alunos se interessam muito por tudo aquilo que está diretamente ligado a eles, esperamos através deste tentar levar os alunos à uma maior sensibilização quanto os recursos naturais, bem como a preservação do Meio Ambiente. Através deste projeto eles terão possibilidade de ampliarem seus conhecimentos, enriquecendo–os e construindo um novo aprendizado além de uma nova consciência.
Como este projeto abrangerá todas as disciplinas e também alguns temas transversais de forma lúdica, esperamos que ele proporcione uma aprendizagem prazerosa.
II - PROBLEMATIZAÇÃO
Os alunos sabem definir com precisão o que é Meio Ambiente? Têm atitudes de preservação para com o mesmo?
III - OBJETIVOS
· Sensibilizar a todos, levando-os a adquirirem novos hábitos tato de preservação quanto de melhor utilização do Meio Ambiente.
· Atuar para que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade;
· Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários
e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia da matéria prima;
· Produzir textos diversos;
· Realizar pesquisas, debates e exposições;
· Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
· Interpretar textos diversificados;
IV - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Língua Portuguesa:
· Jornal falado;
· Produção e interpretação de textos;
Matemática:
· Situações problemas envolvendo embalagens de produtos;
· Construção de gráficos sobre preferências dos lanches servidos na escola, quais são industrializados e quais são naturais;
Ciências:
· Animais ameaçados de extinção;
· Ecossistemas ameaçados;
Geografia:
· Desmatamento:
História :
· Dia do meio Ambiente;
Educação Artística:
· Confecção de um livro sobre animais com material reciclado;
Temas Transversais:
· Educação Ambiental;
· Ética e Cidadania.
V – PROCEDIMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS
· Música: Amigo Planeta (Ciranda Cirandinha);
· Confecção de fantoches com sucatas;
· Peças teatrais;
· Confecção de livros, brinquedos, etc;
· Leitura e interpretação de textos diversos;
· Pesquisas sobre vários temas;
· Reciclagem de papel;
· Produção de textos;
· Relax Ecológico;
· Cantinho da Natureza na sala de aula;
· Campanha da coleta seletiva de lixo;
· Aula expositiva;
· Televisão e vídeo;
· Atividades diversas;
· Dinâmicas;
· Jogos recreativos;
VI - CULMINÂNCIA
Exposição do livro, brinquedos e dos trabalhos confeccionados pelos alunos durante a realização do projeto, após o desenvolvimento do projeto, e dramatização da peça teatral Perigo na Floresta.
VII – AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados gradativamente no percurso do projeto. A medida que os conteúdos forem introduzidos quanto o seu desempenho e participação no mesmo, tanto individual como em grupo.
VIII – BIBLIOGRAFIA
PCNs de todas as matérias;
PINTO, Gerusa Rodrigues e Frances Rodrigues Pinto
Dia-a-dia do Professor - Datas comemorativas, Projetos e Murais.
RADESPIEL,Maria -Alfabetização sem Segredos – Eventos Escolares / Maria Radespiel.
Contagem, MG. Editora IEMAR, 1999.