CUIDANDO DO QUE É NOSSO
SEU COLÉGIO SUA IMAGEM
- JUSTIFICATIVA
Cuidar da preservação do espaço escolar é tão vital como cuidar do próprio lar. Visando conscientizar alunos, suas famílias e colaboradores sobre a importância do cuidado com a preservação do patrimônio de suas instituições de ensino, bem como levá-los a redescobrir a escola através de um novo olhar, será desenvolvido o Projeto Sua Escola Sua Imagem. Com o objetivo de estimular e viabilizar o desenvolvimento da consciência crítica, o questionamento, a livre expressão de idéias e sentimentos a cooperação e a solidariedade.
Ao trabalhar esse tema será enfocado a conscientização dos alunos aos direitos e deveres em relação à escola e com isso poder trabalhar as dependências da escola que faz parte do exercício de responsabilidade social que é obrigação de todos nós.
- OBJETIVOS
· GERAL:
Possibilitar que os alunos venham a redescobrir a escola como um ambiente de responsabilidade sua e ter consciência dos cuidados que devemos ter em conservá-la, promover a sociabilização dos alunos e proporcionar desenvolvimento de habilidades na leitura e escrita.
ESPECÍFICOS:
· Pesquisa Histórica da escola;
· Reconhecer os cuidados que devemos ter em conservar a escola;
· Identificar as dependências da escola;
· Observar o espaço escolar como a nossa imagem, tanto dentro como fora;
· Desenvolver nos alunos a consciência que a escola é um bem público e que todos têm os mesmos direitos e devemos preservá-la.
· Realizar Mutirão da limpeza da escola.
VI – METODOLOGIA
· Passeio pelas dependências da escola;
· Realização de pesquisa com pesquisa referente ao resgate histórico da escola, abordando aspectos, como data da criação da escola, projeto arquitetônico, funcionário mais antigo, etc.
· Oficinas de pintura;
· Textos e rimas;
· Criação de música;
· Linha do tempo;
· Regras de comportamento;
· Debates;
· Mutirão de Limpeza.
- PLANO DE AÇÃO
AÇÕES | INICIO/TERMINO | RESPONSÁVEL | RECURSOS | PRAZO |
Passeio pelas dependências da escola | 1 aula | Professores de Educação Física | --------------- | 50 min. |
Pesquisa | 2 aulas | Professores Educação Física | Biblioteca da Escola, Internet | 1 semana |
Oficinas de Pintura | 4 Aulas de Educação Artística | Professores de Educação Artística | Papeis; tintas,pincéis. | 4 aulas |
Produção de textos | 2 aulas de Língua Portuguesa | Professores de Língua Portuguesa | Caderno, lápis borracha, canetas | 2 aulas |
Criação de Música | 2 aulas de Língua Portuguesa | Professores de Língua Portuguesa | Caderno, lápis borracha, canetas | 2 aulas |
Linha do tempo | 1 aula | Professor de Geografia | Caderno, lápis borracha, canetas | 1 aula |
Regras de Comportamento | 1 aula | Professor Educação Física | Caderno, lápis borracha, canetas | 1 aula |
Debate | 2 aula | Professor de Educação Física | --------------- | 2 aulas |
Mutirão de Limpeza | Sábado/ Domingo | Direção e Professores | Vassouras, panos, bombril, sabão. | 2 dias |
VII – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
AÇÕES PREVISTAS | Fevereiro | Março | Abril | Horas |
Recepção / Passeio pelas dependências da escola | X | 50 m | ||
Pesquisa Histórico da escola | X | X | 6 h | |
Oficinas de Pintura | X | X | 4 h | |
Produção de textos | X | X | 1,40 | |
Criação de Música | X | 1,40 | ||
Linha do tempo | X | 50m | ||
Regras de Comportamento | X | 50m | ||
Debate | X | 1,40 | ||
Mutirão de limpeza | X | 2 dias |
VIII- RECURSOS UTILIZADOS
A) MATERIAIS
1. Permanentes:
§ Retroprojetor;
§ Televisão;
§ Vídeo;
§ Filmadora;
§ Câmera fotográfica;
§ Laboratório de informática;
§ Biblioteca.
2. De consumo:
§ Toner para xerox de materiais;
§ Papel sulfite;
§ Pastas c/ elástico;
§ Caneta esferográfica;
§ Pincel atômico Diversos;
§ Tintas de cores variadas.
§ Sabão;
§ Bombril;
§ Vassouras;
§ Rodos;
§ Panos de chão.
- AVALIAÇÃO
O Projeto Sua Imagem Sua Escola mostra como trabalhar essas questões do ponto de vista da preservação e da conservação do patrimônio público, porque afinal somos nós, através dos impostos que financiamos todos os serviços prestados e bens públicos dos quais fazemos uso.
O projeto será desenvolvido a partir de três etapas básicas: redescobrir a escola apropriar-se da escola e promover a escola.
Na etapa inicial, redescobrir a escola, alunos e familiares serão recepcionados, no primeiro dia de aula, pela equipe da escola, momento em que foram apresentados aos professores, coordenadores e gerentes de cada unidade. Nesta etapa, também será conduzida uma pesquisa referente ao resgate histórico da escola, abordando aspectos, como data da criação da escola, projeto arquitetônico, funcionários mais antigos, etc.
A segunda etapa apropriar-se da escola, consisti em diversas atividades voltadas à conscientização da importância da preservação do patrimônio. “Os alunos realizarão entrevistas com profissionais da área de conservação, do Corpo de Bombeiros e responsáveis pela limpeza na escola”. De posse dessas informações, os alunos documentaram, então, com fotos e relatórios, situações irregulares encontradas nas escolas em relação ao patrimônio. Ações de melhoria serão organizadas pelos alunos, com a ajuda de professores e familiares. Na terceira etapa, promover a escola, nos meses de março e abril, os resultados serão expostos por meio de fotos, telas, desenhos, poemas e vídeos sobre a valorização do espaço escolar e, conseqüentemente, do ambiente em que se vive.
Este projeto também tem como objetivo principal desenvolver nos alunos habilidades para a boa escrita, sanando as dificuldades próprias de cada série no período em curso, tornando a leitura uma fonte de prazer e conhecimento no processo de crescimento intelectual. Queremos estimular a leitura de forma lúdica e significativa e apresentá-la como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, além de definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos e também desenvolver a consciência de preservamos o que é de todos.
Para a completa realização do projeto, os professores responsáveis farão com que a escola se transforme num verdadeiro laboratório de leitura e escrita, no qual o aluno poderá desenvolver habilidades para diferentes situações e propósitos que envolvam diferentes práticas e ações, entende-se que estas ações são essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Desde os aspectos mais gerais até os mais particulares, uma coisa é certa: se não despertarmos nas crianças, nos adolescentes e adultos a consciência cidadã, estaremos negando à sociedade futura uma convivência amena, justa e respeitosa com a sociedade e o bem público.