Proj. Preservação


CUIDANDO DO QUE É NOSSO

SEU COLÉGIO SUA IMAGEM


- JUSTIFICATIVA


Cuidar da preservação do espaço escolar é tão vital como cuidar do próprio lar. Visando conscientizar alunos, suas famílias e colaboradores sobre a importância do cuidado com a preservação do patrimônio de suas instituições de ensino, bem como levá-los a redescobrir a escola através de um novo olhar, será  desenvolvido  o Projeto Sua Escola Sua Imagem. Com o objetivo de estimular e viabilizar o desenvolvimento da consciência crítica, o questionamento, a livre expressão de idéias e sentimentos a cooperação e a solidariedade.
Ao trabalhar esse tema será enfocado a conscientização dos alunos aos direitos e deveres em relação à escola e com isso poder trabalhar as dependências da escola que faz parte do exercício de responsabilidade social que é obrigação de todos nós.

  - OBJETIVOS


·         GERAL: 

Possibilitar que os alunos venham a redescobrir a escola como um ambiente de responsabilidade sua e ter consciência dos cuidados que devemos ter em conservá-la, promover a sociabilização dos alunos e proporcionar desenvolvimento de habilidades na leitura e escrita.



 ESPECÍFICOS:


·        Pesquisa Histórica da escola;
·        Reconhecer os cuidados que devemos ter em conservar a escola;
·        Identificar as dependências da escola;
·        Observar o espaço escolar como a nossa imagem, tanto dentro como fora;
·        Desenvolver nos alunos a consciência que a escola é um bem público e que todos têm  os mesmos direitos e devemos preservá-la.
·        Realizar Mutirão da limpeza da escola.




VI – METODOLOGIA


·        Passeio pelas dependências da escola;
·        Realização de pesquisa com pesquisa referente ao resgate histórico da escola, abordando aspectos, como data da criação da escola, projeto arquitetônico, funcionário mais antigo, etc.
·        Oficinas de pintura;
·        Textos e rimas;
·        Criação de música;
·        Linha do tempo;
·        Regras de comportamento;
·        Debates;
·        Mutirão de Limpeza.


 - PLANO DE AÇÃO

AÇÕES
INICIO/TERMINO
RESPONSÁVEL

RECURSOS

PRAZO
Passeio pelas dependências da escola
1 aula
Professores de Educação Física

---------------
50 min.

Pesquisa
2 aulas
Professores Educação Física
Biblioteca da Escola, Internet
1 semana
Oficinas de Pintura

4 Aulas de Educação Artística
Professores de Educação Artística
Papeis; tintas,pincéis.
4 aulas
Produção de textos
2 aulas de Língua Portuguesa
Professores de Língua Portuguesa
Caderno, lápis borracha, canetas
2 aulas
Criação de Música
2 aulas de Língua
Portuguesa
Professores de Língua Portuguesa
Caderno, lápis borracha, canetas
2 aulas
Linha do tempo
1 aula
Professor de Geografia
Caderno, lápis borracha, canetas
1 aula
Regras de Comportamento
1 aula
Professor Educação Física
Caderno, lápis borracha, canetas
1 aula
Debate
2 aula
Professor de Educação Física
---------------
2 aulas
Mutirão de Limpeza
Sábado/ Domingo
Direção e Professores
Vassouras, panos, bombril, sabão.
2 dias



VII – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


AÇÕES PREVISTAS


Fevereiro
Março
Abril
Horas
Recepção / Passeio pelas dependências da escola
X


50 m
Pesquisa Histórico da escola
X
X

6 h
Oficinas de Pintura

X
X
4 h
Produção de textos

X
X
1,40
Criação de Música


X
1,40
Linha do tempo


X
50m
Regras de Comportamento

X

50m
Debate


X
1,40
Mutirão de limpeza


X
2 dias


VIII-     RECURSOS UTILIZADOS


A) MATERIAIS

1.  Permanentes:

§  Retroprojetor;
§  Televisão;
§  Vídeo;
§  Filmadora;
§  Câmera fotográfica;
§  Laboratório de informática;
§  Biblioteca.

2.  De consumo:

§  Toner para xerox de materiais;
§  Papel sulfite;
§  Pastas c/ elástico;
§  Caneta esferográfica;
§  Pincel atômico Diversos;
§  Tintas de cores variadas.
§  Sabão;
§  Bombril;
§  Vassouras;
§  Rodos;
§  Panos de chão.

 -  AVALIAÇÃO


O Projeto Sua Imagem Sua Escola mostra como trabalhar essas questões do ponto de vista da preservação e da conservação do patrimônio público, porque afinal somos nós, através dos impostos que financiamos todos os serviços prestados e bens públicos dos quais fazemos uso.
O projeto será desenvolvido a partir de três etapas básicas: redescobrir a escola apropriar-se da escola e promover a escola.
Na etapa inicial, redescobrir a escola, alunos e familiares serão recepcionados, no primeiro dia de aula, pela equipe da escola, momento em que foram apresentados aos professores, coordenadores e gerentes de cada unidade. Nesta etapa, também será conduzida uma pesquisa referente ao resgate histórico da escola, abordando aspectos, como data da criação da escola, projeto arquitetônico, funcionários mais antigos, etc.
A segunda etapa apropriar-se da escola, consisti em diversas atividades voltadas à conscientização da importância da preservação do patrimônio. “Os alunos realizarão entrevistas com profissionais da área de conservação, do Corpo de Bombeiros e responsáveis pela limpeza na escola”. De posse dessas informações, os alunos documentaram, então, com fotos e relatórios, situações irregulares  encontradas nas escolas em relação ao patrimônio. Ações de melhoria serão organizadas pelos alunos, com a ajuda de professores e familiares. Na terceira etapa, promover a escola, nos meses de março e abril, os resultados serão expostos por meio de fotos, telas, desenhos, poemas e vídeos sobre a valorização do espaço escolar e, conseqüentemente, do ambiente em que se vive.
Este projeto também tem como objetivo principal desenvolver nos alunos habilidades para a boa escrita, sanando as dificuldades próprias de cada série no período em curso, tornando a leitura uma fonte de prazer e conhecimento no processo de crescimento intelectual. Queremos estimular a leitura de forma lúdica e significativa e apresentá-la como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, além de definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos e também desenvolver a consciência de preservamos o que é de todos.
Para a completa realização do projeto, os professores responsáveis farão com que a escola se transforme num verdadeiro laboratório de leitura e escrita, no qual o aluno poderá desenvolver habilidades para diferentes situações e propósitos que envolvam diferentes práticas e ações, entende-se que estas ações são essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Desde os aspectos mais gerais até os mais particulares, uma coisa é certa: se não despertarmos nas crianças, nos adolescentes e adultos a consciência cidadã, estaremos negando à sociedade futura uma convivência amena, justa e respeitosa com a sociedade e  o bem público.

 

 

XII -  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS