Proj. Xadrez

Xadrez na Nossa Escola



      • APRESENTAÇÃO

      • JUSTIFICATIVA

      • OBJETIVOS:

          • GERAL
          • ESPECIFICOS


      • DESENVOLVIMENTO;


          • METODOLOGIA
          • LOCAIS DAS ATIVIDADES
          • TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
          • RECURSOS UTILIZADOS



      • PROGRAMA ANUAL



      • BIBLIOGRAFIA


APRESENTAÇAO


A presença do xadrez nas escolas é hoje uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou parcerias de empresas, raramente há um colégio que não tenha algum tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.


JUSTIFICATIVA


Esse projeto justifica-se por ser comprovado que o raciocínio lógico e a capacidade de calculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e matemática. 
Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
 O xadrez também de justiça nas escolas por estar demonstrando que influencia positivamente o rendimento geral de seus alunos.

·         É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
·         Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
·         Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
·         Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
·         Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
·         Proporciona prazer em seu estudo e prática.
·         Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
·         Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.


PÚBLICO ALVO:

·         Alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino.


                DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO PROJETO:

  • Educação Física, Matemática, Língua Portuguesa, Educação Artística.


OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO

·           Proporcionar aos alunos da rede pública estadual a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas,  democratizando este jogo-arte-ciência popularizando-o na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 ·          Criar um intercâmbio entre as escolas estaduais.
·           Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
·           Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material      necessário para evoluir na sua aprendizagem.
·           Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.
·           Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar competição interna nas suas respectivas escolas.
·           Educar através da ética enxadrística.
·           Implantar definitivamente o clube de xadrez escolar.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (ETAPAS)


O Projeto Xadrez Na Escola foi planejado para ser executado por etapas:


1ª ETAPA - INSTALAÇÃO DA SALA

 Instalar uma sala na escola, ou distribuir mesas fixas pelo pátio da escola com todas as condições possíveis e necessárias ao desenvolvimento do jogo de xadrez para no mínimo vinte e no máximo trinta alunos. No caso de ser uma sala deverá ser ampla, isolada, ventilada ou climatizada, iluminação adequada e ter todos os recursos materiais como lousa, estantes,  mesas e cadeiras adequadas ao jogo de xadrez, tabuleiros e peças oficiais, relógios para xadrez e  os recursos didáticos. (ver recursos humanos e materiais).

2ª ETAPA - FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO

 A formação das equipes de trabalho será feita através de convites e convocações de pessoas ligadas ao jogo de xadrez. Num primeiro momento serão convocados todos os professores conheçam o  xadrez,  voluntários da comunidade, e colaboradores diversos. Nesta etapa estaremos discutindo e planejando a melhor maneira de executar o projeto na escola.

3ª ETAPA -ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE   ATIVIDADES

Deverá ser feito um cronograma de atividades para realizar as oficinas de xadrez. Essa oficinas serão distribuídas e executadas de acordo com a realidade da escola. 


4ª ETAPA - FUNCIONAMENTO DA SALA DE XADREZ NA ESCOLA.

Devemos em conjunto com os alunos da escola escolhermos um nome para a sala de xadrex  como por exemplo:  CLUBE  DE XADREZ DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO VALDIR RORIZ . Uma equipe realizará a divulgação do projeto em todas as salas de aulas do Colégio nos três turnos, incentivando os alunos a participarem das atividades que serão realizadas no CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Faremos suas inscrições e distribuiremos todos nos seus respectivos horários de acordo suas disponibilidades  e de  seu nível, se é praticante ou iniciante no xadrez. 

5ª ETAPA - AS OFICINAS DE XADREZ


As oficinas consistem na apresentação do jogo de xadrez  por equipes previamente selecionadas e treinadas no próprio clube escolar de xadrez. Com todo  material disponível e faremos apresentações  através, cartazes, encenações, aulas, palestras e todo material necessário  para demonstração do jogo de xadrez. Previamente planejada e elaboradas para serem executadas de acordo com a realidade da escola. Nessas oficinas incentivaremos a pratica do jogo de xadrez e incentivaremos a todos a participar do xadrez na escola.  
Todos serão convidados a freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, onde serão inscritos em horários pré-estabelecidos e receberão todo apoio para sua participação como principiante ou praticante do jogo de xadrez.
         As oficinas serão realizados em data e horários definidos pela própria escola junto ao CLUBE ESCOLAR DE XADREZ.
          Nessas oficinas poderão aparecer alunos com nível avançado no jogo do xadrez, os mesmo serão orientados e atualizados em relação aos torneios e campeonatos e receberão atenção especial para serem treinados  e servirem de  suporte no  clube escolar de xadrez.

         

6ª ETAPA -  ORGANIZAR O FUNCIONAMENTO DO CLUBE ESCOLAR DE XADREZ.
 

O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ funcionará nos três turnos onde será organizado e escalado o pessoal que irá executar os trabalhos. Um programa anual com conteúdos  elaborados  de acordo com o nível das turmas selecionadas norteara a metodologia de ensino.

  Um corpo administrativo escolhido pelo grupo gestor da escola, orientado pela equipe responsável do projeto criará um estatuto para  nortear e disciplinar o funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ


.7ª ETAPA - ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÕES.

       Definido as normas e regulamento do funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, a equipe responsável pela direção acompanhará o bom andamento das atividades, preservando o patrimônio, a disciplina interna e realizando reuniões para planejar  e avaliar os alunos participantes.





  8ª ETAPA - REALIZAR TORNEIOS E CAMPEONATOS

No primeiro bimestre de funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, serão realizados torneios e campeonatos com  os participantes que apresentarem desempenho satisfatório no jogo de xadrez e os enxadristas que já participaram de eventos anteriormente.  Nesta etapa não é obrigatória a participação de todos nos torneios e campeonatos, porque o nosso objetivo maior é implantar uma metodologia em que o xadrez seja visto como um instrumento para a educação global do aluno, um suporte pedagógico a  ser utilizado na escola e não uma  modalidade esportiva.


9ª ETAPA - ESTUDOS DE NOVA PERSPECTIVAS PARA O XADREZ

No último bimestre do ano letivo realizarem um fórum para avaliar e debater o desenvolvimento do projeto para sabermos se houveram avanços ou retrocessos na metodologia aplicada e definir os rumos a serem seguidos. É objetivo a continuação desse projeto para os próximos anos.



TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO

Todo o decorrer do ano letivo




















             RECURSOS HUMANOS E MATERIAL


RECURSOS HUMANOS;

§  Professores da rede estadual de ensino;
§  Voluntários;
§  Outros parceiros  que queiram  colaborar


RECURSOS MATERIAIS;

Recursos materiais, mínimos necessários para implantação do CLUBE DE XADREZ ESCOLAR, para serem utilizados por grupos com média 20 a 30 alunos.

RECURSOS
QUANTIDADE
CUSTOS (+/-)
Tabuleiros de xadrez oficial
20
800,00
Conjuntos de peças para xadrez oficial
20
1.000,00
Relógios para xadrez oficial
20
1.200,00
Mesas padronizadas para o xadrez com duas gavetas
15
800,00
Cadeiras padronizadas
20
400,00
Quadro de lousa
01
80,00
Estantes
02
150,00
Pincel atômico
05
-
Tabuleiros de xadrez escolar confeccionado em napa tamanho 50x50 cm.
05
200,00
Tabuleiro Mural
01
100,00
Despesas transportes
             -
 500,00
Material didatico  para oficinas
-
300,00
CUSTO TOTAL APROXIMADO

5.630,00

 OBS: O material acima pode ser  solicitado em associações, ONGs, Ministérios e outras parcerias.

SUGESTÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR


LIVROS:

Bobby  Fisher Ensina Xadrez
Coleção IRIS - Editora Cedibra


Manual de Xadrez
Idel Becker
Livraria Nobel SA- São Paulo - SP


Xadrez Básico
Dr. Orfeu Gilberto D'agostini
EDIOURO


XADREZ -  Partidas selecionadas de V.V. Smyslov
IBRASA


Ataque  e Contra-ataque no xadrez
Fred Reinfeld
IBRASA


Lições Elementares de Xadrez
José Raul Capablanca
Hemus Editora Ltda
Fone:(011)2799911


Estratégias Vitoriosas  no xadrez
Yasser Seirawan-8604 e (011)820-6622.
 MAKRON Books do Brasil Editora Ltda - Sã- SP o Paulo                      















PROGRAMA ANUAL


1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro;
       Divisão
       Nomenclatura das casas

4 - As peças;
Nome das peças  e  suas posições no tabuleiro
As peças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias

5 - O xeque e o xeque-mate;

Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )
Xeque a descoberto
Empate por afogamento
O xeque contínuo
Abandono de partida

6 - Anotações enxadrísticas;

                  Anotação descritiva
Sistema algébrico
Anotações e leituras de partidas
Simbolos
Termos técnicos
Outras anotações.


7 - A ética enxadrística;

Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação  motora no manuseio das peças, relógio e súmulas.


8 - O jogo de xadrez;

Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.


9 - Regras oficiais, regulamentos e sistemas de competições;

Regulamento internacional ( FIDE)
Leis do xadrez
Regras atualizadas
Torneios;
Oficial
Rápido
Ativo
Relâmpago
Por equipe
Outros sistemas.
Sistemas de competições;
 Suíço e schuring.




10 - Ataque e contra-ataque no xadrez;

Ponto de vista das brancas
Ponto de vista das pretas
Como controlar o centro
Defesas siliciana, ninzoíndia da dama, alekhine, filidor...
Ataques do gambito dama, Evans recuado, Ruy Lopes, partida vienense...


11- Participações em torneios e campeonatos;

Jogos internos na própria escola
Jogos escolares
Torneios municipais, regional, estadual, nacional e internacional
Torneios pelo clube epistolar brasileiro
Campeonatos pelo clube brasileiro de xadrez
Torneios pela internet.


12 - Avaliações;
Provas escritas e oral -  Trabalhos individuais e em grupos - Resultados em torneios e campeonatos.




 OBSERVAÇÃO: O PLANO ANUAL VARIA DE ACORDO COM  O PROFESSOR QUE VAI APLICAR UM PROGRAMA DE XADREZ.

BIBLIOGRAFIA



FISCHER, J.  Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991
REMFELD, Fred.  Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973
CORTEZ, Cleandro.  Projeto curso básico de xadrez - Açu-Rn, apostilha, 2002
DE SÁ, Antonio Vilar Marques. O xadrez e a evolução - Curitiba: revista preto e branco, 1990.           
LASKER, Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ NAS ESCOLAS-( 1º : 1993 Curitiba)  Anais Curitiba CBX
NOTÍCIAS DO TABULEIRO. Clube mossorense de xadrez, Ano 1 - Mossoró-Rn. 1ª edição, Junho 2000
VASCONCELOS, F. A. - Apontamentos para uma história de xadrez e 125         partidas brilhantes. Brasília/DF: Da Anta Casa editora, 1991
BATISTA, Gerson Peres. - Projeto para ensino de xadrez em escolas e clubes - Federação Espírito-santense de xadrez  - Es - 2003.
   LLADA, David. - Xadrez: um meio pedagógico a ser explorado – Oviedo(Espanha)  2003. Publicação: suplemento escolar "Aula" do diário, 25 de março de 2003 - El Mundo.
DA SILVA, Wilson. – Xadrez nas escolas,  Projeto da Fundação Cultural de         Curitiba                                                .                  Curitiba -1997.