Proj. Lixo

Vamos Cuidar do Nosso Lixo??
1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)

É crescente  a preocupação com a degradação do planeta por parte da  sociedade, principalmente ambientalistas,que chamam a atenção para as questões do meio ambiente. A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia do destino dos aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados ou reaproveitados. O momento em que vivemos é de mudança e correção de hábitos,  de consumo, de desperdícios e desatenção quanto ao destino do lixo produzido por moradores dos meios urbanos em geral. Essa tarefa requer a participação de todos e é um processo que deve ser encarado com  consciência, pois estas ações beneficiam individualmente quem as pratica e a sociedade como um todo.
 

2. Objetivo principal

Promover a conscientização e sensibilização da comunidade escolar e moradores vizinhos à escola, despertando neles o compromisso para adotarem atitudes adequadas com relação à importância da coleta seletiva do lixo e ao destino correto dos resíduos sólidos gerados por suas atividades diárias, visando a melhoria das relações com o ambiente, com seus vizinhos e com a comunidade de  forma geral.



3. Objetivos específicos

I – Promover a conscientização e sensibilização da comunidade escolar na qual será aplicado o projeto.
II – Despertar o interesse dos alunos quanto à importância de mudança de hábitos e adotarem atitudes adequadas com relação ao destino correto dos resíduos sólidos gerados por suas atividades diárias.
III – Promover junto aos alunos a melhoria de suas relações com o ambiente e com a comunidade em geral.


IV – Conscientizar sobre a necessidade de melhoria da qualidade de vida, consumo consciente de alimentos com embalagens descartáveis, saneamento básico, saúde,  redução da poluição,  limpeza do ambiente escolar , da cidade e da consciência ecológica.


4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas

- Saúde e preservação do meio ambiente – Biologia
- Industrialização e produção de lixo – História
- Preservação do meio ambiente e a temática do lixo no seu contexto sociogeográfico – Geografia
- Composição química dos produtos e subprodutos do lixo – Química
- Leitura, interpretação e produção de textos – Língua Portuguesa
- Reciclagem e reutilização do lixo – Arte
- Construção e análise de gráficos – Matemática
- Ética e cidadania - Sociologia

5. Plano de ações
Ação 1
Descrição:
- Exibição de vídeo TV Escola – “Tá limpo”
- Debates relacionados aos problemas ambientais existentes na comunidade local, opinando de forma clara e construtiva levando a repensar nossas atitudes.
- Exibição de vídeo apresentado no fantástico “Lixão se forma no meio do pacífico”.
- Reflexão sobre a questão do lixo como gerador de poluição e, ao mesmo tempo, de fonte de atividade produtiva
Tempo previsto:
- 1 dia
Atores envolvidos:
- Professor de Arte e alunos
Subproduto:
- Sensibilização
Ação 2
Descrição:
- Elaboração de textos e cartazes sobre a problemática mundial relacionada ao lixo
Tempo previsto:
- 1 dia
 Atores envolvidos:
- Professor de Língua Portuguesa e alunos

Subproduto:
- Produção do material educativo inicial.
Ação 3:
Descrição:
- Pesquisa sobre os diferentes tipos de resíduos produzidos pelo homem
- Produção de material educativo: cartazes e folhetos informativos
- Instalação de tambores para coleta seletiva nos corredores e pátio da escola
Tempo previsto:
- 3 semanas.
Atores envolvidos:
Professor de Química, Biologia, Língua Portuguesa e alunos
Subproduto:
- investigação da possibilidade  da coleta seletiva na escola
Ação 4:
Descrição:
- Exibição do filme “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado ( Site Portacurtas)
- Aulas expositivas sobre RSUs – Resíduos Sólidos Urbanos, incluindo definição, classificação, formas de redução, tratamento e disposição final, bem como alternativas existentes para combater a problemática gerada pelos RSUs.
- Levantamento dos resíduos produzidos na escola diariamente com pesagem e classificação.
- Caminhada nas ruas dos bairros próximos à escola, para fotografar e analisar os resíduos, dejetos e lixo encontrados.
- Visita ao Aterro Sanitário da cidade para observar as etapas pelas quais passa o lixo e conhecer seu destino final.
- Fotografar o aterro sanitário registrando cada etapa observada.
- Entrevista com trabalhadores do Aterro Sanitário e com vizinhos do mesmo.
- Pesquisas em diferentes meios: (Internet, jornais, revistas, anexos e livros), referentes aos problemas causados pelo acúmulo de lixo no meio ambiente.
- Pesquisas na Internet sobre as doenças causadas pelo acúmulo de lixo no planeta.
- Entrevista com o Secretário de Obras e Saneamento básico, para saber as vantagens que a  cidade possui por ter aterro sanitário ao invés de um lixão.
Tempo previsto:
- 3 semanas
Atores envolvidos:
- Professores de: Artes, Biologia e Ciências, dinamizadores do LIE, porteiros serventes, coordenadores e alunos.
Subproduto:
- Conhecer o lixo e seus destinos


Ação 5:
Descrição:
- Pesquisa para identificar a finalidade e incompatibilidades entre industrialização e meio ambientes.
- Pesquisa sobre as indústrias instaladas na cidade e a preocupação das mesmas com a preservação do meio ambiente, comparando o que foi pesquisado com o que é vivenciado.
- Debates a partir das pesquisas realizadas para discutir sugestões que visem minimizar a problemática do lixo na cidade.
- Elaboração de proposta com alternativas que minimizem os problemas relacionados aos resíduos sólidos urbanos
- Elaboração de paródias enfocando as mudanças de atitudes acerca dos problemas relacionados ao lixo e ao meio ambiente
- Montagem de uma peça teatral enfatizando a problemática do lixo e o papel da sociedade em transformar este realidade, utilizando como apoio o texto “Lixo” de Luis Fernando Veríssimo
Tempo previsto:
- 4 semanas
Atores envolvidos:
- Professores de: Geografia, História, Artes, Biologia e Ciências, dinamizadores do LIE, porteiros serventes, coordenadores e alunos
Subproduto:
- Conhecer os problemas ambientes causados pela industrialização nas grandes cidades.
Ação 6:
Descrição:
- Produção de folders sobre a importância da coleta seletiva para ser distribuído aos moradores de bairros vizinhos à escola
 Tempo previsto:
- 2 dias
Atores envolvidos:
- Professores  de:  Língua Portuguesa, Artes e alunos.
Subproduto:
- Produção de material educativo
Ação 7:
Descrição:
- Realização de oficinas de reciclagem e reaproveitamento utilizando sucatas.
- Produção de textos diversos, individual e em grupos para sistematizar os estudos realizados.
- Montagem de um painel para expor os materiais produzidos pelos alunos no decorrer da realização deste projeto.
- Levantamento e organização dos dados das pesquisas realizadas pelos alunos durante a realização do projeto

- Construção de gráficos de setores e de barras para ilustrar os resultados obtidos, nas  pesquisas realizadas.
- Exposição de textos, cartazes, fotos e produtos da oficina de reciclagem e reaproveitamento, produzidos pelos alunos, para a comunidade escolar.
- Distribuição de folders informativos sobre a coleta seletiva nos bairros vizinhos à escola.
- Apresentação das paródias utilizando karaokê como recurso midiático.
- Apresentação da peça teatral montada pelos alunos, enfatizando a problemática do lixo e o  papel da sociedade em sua transformação.
Tempo previsto:
- 4 semanas.
Atores envolvidos:
- Todos os professores, funcionários e alunos.
Subproduto:
- Produzir com o lixo.

6. Tempo total de realização do projeto
- 90 dias

7. Material e suporte necessário
- Laboratório de informática
- TV
- Aparelho de DVD
- DVDs da TV Escola
- Livros, revistas e jornais
- Tintas
- Pincéis
- Sucatas
- Papéis
- Tambores para coleta seletiva
- Máquina fotográfica
- Textos diversos
- Karaokê

8. Fontes de pesquisa

- Ciências Naturais. 6ª série Eduardo Leite do Canto..  Editora Moderna.2010.

- História: Geral e do Brasil: volume único / José Geraldo Vinci de Moraes._1. ed.- São Paulo: Atual.2008. – (coleção Ensino Médio Atual)

- Descobrindo a História: 8ª série. Idade Moderna e Contemporânea / Elioa Bonifazi, Umberto Dellamonica.São Paulo: Ática, 2009.


- AUSUBEL, David P. A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes, 1982.

- Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio ( PCNEM).

- Ilha das Flores – PORTA  CURTAS: Disponível em : www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647: Acessado em: 17 de julho de 2010.

- Lixào no meio do Pacífico. Disponível em: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1003242-15605,00-O+PLANETA+ESTA+AMEACADO+PELA+POLUICAO.html. Acessado em 15 de julho de 2010.

- O Lixo – Luiz Fernando Veríssimo: disponível em: www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?. Acessado em: 16 de julho de 2010.

- Consciência Sócio Ambiental. Disponível em: www.lixo.com.br. Acessado em: 18 de julho de 2010.

- Resíduos: Disponível em: www.ambientebrasil.com.br. Acessado em 20 de julho de 2010.

- Chuvas ácidas: disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/chuvas-acidas. Acessado em 21 de julho de 2010.



9. Forma (s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)

Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do projeto considerando o que  já sabem sobre tema e sua participação em todas as atividades propostas nas quais será valorizada a opinião individual sobre a problemática envolvendo o lixo, bem como, seu envolvimento  nas ações desenvolvidas e com as informações acerca dos conteúdos apresentados.
Ao final do projeto, será avaliado o interesse e envolvimento dos alunos nas produções finais e se já demonstram expectativa de transformações referentes à necessidade de criar condições para processar mudanças de valores, atitudes  e comportamento, visando a qualidade de vida,  consumo consciente,  diminuição do desperdício e adoção de práticas que possam servir de referência de conduta para a comunidade como um todo.