segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Diga Não ao Bullying!!

O bullying, por definição, é comportamento agressivo no âmbito escolar, praticado tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de evitar as agressões sofridas. As vítimas sofrem com as conseqüências durante toda a vida.

As professoras afirmam que a partir da campanha “Bullying: Diga Não à Violência” as crianças já conhecem as formas de discriminação. Elas também são orientadas a não fazerem nada de prejudicial a outras crianças.

Comportamento
De acordo com a psicóloga Sheila Drumond, é necessário que os pais tenham sempre um diálogo aberto com os filhos. “As crianças precisam ter um porto seguro, alguém em quem elas possam confiar e assim elas expressam melhor o que sentem, principalmente o que as incomoda”, explicou.

E ao primeiro sinal de mudança de comportamento os pais devem procurar atendimento especializado. As mudanças podem ocorrer desde as crianças menores até os adolescentes.

As crianças vítimas de bullying mudam o comportamento, se tornam mais retraídas, ficam dependentes, não conseguem dormir e não falam sobre o assunto. Já os adolescentes podem apresentar estado depressivo ou demonstrar agressividade.

Além de chorarem bastante e muitas vezes escondidas. “É difícil para eles mostrarem o lado de fraqueza para outras pessoas ou mesmo para os próprios pais”, explicou Sheila.

Uma das formas mais agressivas de bullying, que ganha cada vez mais espaços sem fronteiras é o ciberbullying ou bullying virtual. Os ataques ocorrem por meio de ferramentas tecnológicas como celulares, filmadoras, máquinas fotográficas, internet e seus recursos (e-mails, sites de relacionamentos, vídeos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário